O aplicativo ProDeaf Móvel está disponível gratuitamente para Surdos e ouvintes. Com esta ferramenta de bolso pode-se traduzir automaticamente pequenas frases de Português para Libras. Também é possível escrever as frases (ex.: “eu vou para a praia amanhã”) e as mesmas terão a sua tradução interpretada.
O aplicativo está disponível para download gratuito em aparelhos com Android (via Google Play), iOS (iPhone/iPad/iPod) e Windows Phone 8 (via Windows Phone Store). Também faz parte do ProDeaf Móvel o ProDeaf Dicionário de Libras, onde o usuário pode selecionar centenas de palavras em Português e ver sua representação em Libras, interpretada pelo personagem animado em tecnologia 3D.
Para baixar o ProDeaf Móvel, acesse diretamente de seu smartphone ou tablet o link http://prodeaf.net/instalar ou procure por ProDeaf na loja de aplicativos de seu aparelho.
http://www.prodeaf.net/prodeaf-movel/
É um absurdo dizer que estes aplicativos "sabem LIBRAS" mantidas por seus desenvolvedores, oculta, a informação de que o que eles fazem é apenas o "português sinalizado". Por falta de conhecimento ou por conveniência a informação de que parâmetros da LIBRAS são deixadas de lado, neste programa e em outros como o ProDeaf, tornam o aplicativo no máximo apenas um dicionário bem simples de Sinais em LIBRAS, já que seu vocabulário é muito restrito. Expressão facial e Corporal e o português sinalizado são os maiores problemas e também uma afronta a cultura surda e sua Língua legalmente reconhecida no Brasil. É uma pena que inclusive intérpretes surdos e ouvintes estão sendo substituídos por "avatares" que, repito, não sabem usar LIBRAS, quem ganha com isso são apenas seus os "criadores"; toda a comunidade utente da LIBRAS vê apenas o empobrecimento da Língua através destes aplicativos. Se você é proficiente em LIBRAS, sabe do que estou falando. Precisamos nos manifestar contra isso! Alguns governos já até mesmo substituíram os intérpretes em sala de aula por Tablets com os aplicativos. Sites estão deixando de contratar intérpretes para usar estes "avatares". Além do "atentado" à LIBRAS, empregos estão sendo perdidos!
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirOlá Rogério
ResponderExcluirAcredito que a ideia dos desenvolvedores tenha sido a de ajudar, até porque o aplicativo é gratuito.
Para quem domina a LIBRAS pode parecer um insulto mas para usuários comuns, o recurso pode ajudar numa melhor interação.
Não acredito que os avatares possam substituir totalmente uma pessoa, por exemplo em palestras, congressos e seminários... sem falar nos programas de televisão.
Os bons profissionais, como em qualquer setor, continuarão sempre!
Abraço.